top of page
  • Foto do escritorjornalbanquete

Doce poema doce, de Mário Alex Rosa

Por Amador Ribeiro Neto


Poesia e trocadilho são dois aliados desde os primórdios da palavra, quando era poema e poema cantado. Pesquisas remetem a este recurso coloquial tão acessível, popular e que é uma das estruturas do humor.


E aí reside seu brilho e perigo. Em nome da facilidade do trocadilho, temeridades têm sido cometidas na poesia – e também do humor.


A plaquete “Doce poema doce”, de Mário Alex Rosa, com tiragem de 50 exemplares numerados e assinados pelo poeta, impressa em setembro de 2023 na gráfica da Impressões de Minas, diagramada pelo poeta e artista plástico Ronald Polito, é uma delicada e sublime oferta de deliciosos poemas ao paladar da/o leitor/a.


São dezessete poemas, todos nomes de doces, que dão água na boca da gente e nos divertem com fino humor e lirismo sublime, características da poesia de Mário Alex Rosa desde seu livro de estreia, “Ouro Preto”.


Doce poema doce” trocadilha desde o título, e assim vai de poema em poema, num ludismo gostoso, leve, em que os poemas são quase todos, exceto um, escritos em caixa alta e versos curtos, na maior parte das vezes com uma única palavra, mono ou dissilábica.


A contenção verbal é acompanhada por larga riqueza imagética, diria mesmo cinematográfica, que nos remete a uma festa de Babette de doces.


Sem dizer que as palavras, seu tipo gráfico e a opção pela caixa alta, conferem uma musicalidade essencial para que esta festa fique ainda mais animada.


Enfim, desde a capa, que pode ser escolhida em quatro opções de cores de fundo, até o titulo do livro em tipos gráficos preenchidos por balas-gomas multicores que abrem o paladar mesmo dos não consumidores de açúcares, a plaquete deste poeta, que é também artista plástico, professor e crítico literário, adoça os mais exigentes paladares de poesia de todas as idades.


Pra abrir o apetite poético da/o leitor/a, trouxe um


“BRIGADEIRO”

.

COM

BRIGADEIRO

NÃO

SE

BRIGA

DE

BARRIGA

VAZIA

NÃO

FICO

BRIGADEIRO

DELICIA

O

DIA


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page