top of page
  • Foto do escritorjornalbanquete

EZRA POUND, NOSSO CONTEMPORÂNEO

Release enviado pela editora


A primeira edição de uma seleção dos Cantos, de Ezra Pound — batizada a pedido do autor, ainda vivo, de Cantares —, apareceu no Brasil em 1960, e reunia traduções assinadas em conjunto pelos irmãos Campos e por Décio Pignatari. A publicação teve a rubrica do Serviço de Documentação do Ministério da Educação, então dirigido por José Simeão Leal. Em 1968, graças ao empenho do poeta Ernesto Manuel de Mello e Castro, foi publicada em Portugal, pela editora Ulisseia. De 1983 a 1993, três edições da Ezra Pound Poesia, revistas e ampliadas, foram publicadas pela Editora Hucitec em associação com a Universidade de Brasília.


Depois de três décadas de sua última edição, e há muitos anos inacessível, esta antologia da poesia de Ezra Pound volta a ser publicada entre nós, e agora enriquecida com os textos originais dos poemas recriados em português. Para a presente publicação, organizada por Augusto de Campos, resolveu-se acrescentar o texto de EXTRAPOUND, nova coletânea reunida por Augusto de Campos e editada por Vanderley Mendonça, para Selo Demônio Negro, em 2020.


Tem, assim, o leitor a sua disposição as traduções dos Cantos assinadas pelos irmãos Campos e por Décio, e mais as de José Lino Grünewald e de Mário Faustino, completadas pelas do próprio organizador, de modo a formar um largo panorama da obra poética de Pound.


Pela sua atualidade, decidiu-se, à guisa de prefácio geral, fazer anteceder todo o conjunto pela introdução que Augusto escreveu para as suas mais novas traduções.


______________________________________________________________________________________

Ezra Weston Loomis Pound (1885 — 1972) poeta, músico e crítico literário que, junto com T. S. Eliot, foi uma das figuras mais importantes do modernismo na poesia estadunidense do início do século XX. Foi o motor de diversos movimentos, notadamente do Imagismo (idealizador e principal representante) e do Vorticismo.

 

311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page